Ivory Talent

Carregando...

Receba nosso conteúdo por email, em primeira mão.

Enviando... Enviando...
  • Home »
  • Blog »
  • 4 dicas para exercitar o autoconhecimento

4 dicas para exercitar o autoconhecimento

Outros - por Fernanda Pinheiro em 22/07/2020 - Leia em 6 minutos

autoconhecimento homem profissional adulto olhando no espelho por que se autoconhecer
Seja na vida pessoal ou profissional, nós sempre podemos nos beneficiar de um pouco mais de autoconhecimento. Confira essas 4 dicas para exercitar o autoconhecimento e melhore a sua tomada de decisão!

Você se conhece? Apesar dessa pergunta parecer um tanto estranha, é possível perceber que, em vários casos, essa resposta não é exatamente o sim tão carregado de certezas quanto se gostaria. Isso acontece porque o hábito de refletir, de olhar para si mesmo e de procurar entender quem se é não costuma ser explorado por uma grande parte das pessoas. 

Esse processo é chamado de autoconhecimento, e se consiste na identificação de hábitos e pensamentos recorrentes que moldam cada um dos indivíduos. A partir dele, é possível compreender como esses hábitos e pensamentos influenciam nas tomadas de decisão, nas dinâmicas de relacionamento e nos comportamentos no dia a dia, seja no ambiente de trabalho ou no âmbito social e pessoal. 

Por que se autoconhecer? 

O benefício de se conhecer vai muito além da pura compreensão individual. Entender os seus padrões de comportamento e de pensamento te permite moldá-los a seu favor, ou seja, reforçar o que é positivo e desestimular o que é negativo, criando um mindset condizente com os seus objetivos e desejos. 

O autoconhecimento traz consigo o desenvolvimento das ferramentas necessárias para lidar adequadamente com as mais diversas situações e emoções que elas geram, bem como a forma que elas impactam nas relações entre pessoas e na visão de mundo de cada um. Assim, pode-se dizer que ele influencia diretamente o sentir, o agir e o reagir, o que o torna um aliado essencial no desenvolvimento profissional e pessoal. 

Apesar de parecer uma tarefa difícil, o processo de se conhecer pode ser estimulado com dicas e exercícios simples. Eles vão te ajudar a iniciar essa jornada tão importante – e indispensável – de autoconhecimento. 

Dicas valiosas para o autoconhecimento 

1. Desenvolva sua capacidade de reflexão e de auto-avaliação 

Pense sobre os seus dias, quais comportamentos provocaram em você sentimentos positivos? Quais te levaram à sensação de frustração ou de arrependimento? Faça uma lista, tente elencar o que te trouxe sentimentos negativos, o que te atrapalhou ao desenvolver um raciocínio ou ideia, quais foram os entraves na hora de se comunicar com sua equipe de trabalho e o que te trouxe problemas dentro das suas relações interpessoais

Se pergunte quais foram suas ações positivas e negativas e trace pequenas metas em relação a isso, sempre se questionando: “como posso ser melhor amanhã?”. Esse poderoso exercício de reflexão e autocrítica pode ser feito diariamente e seus resultados são rapidamentes sentidos por você e por todos que estão a sua volta. 

2. Aprenda a dizer não 

Já reparou quantas vezes você diz sim para algo, alguém ou até para você mesmo somente com o objetivo de receber uma gratificação momentânea ou evitar desentendimentos? Em diversos momentos, dizer não pode parecer difícil mas, quando se tem em mente os verdadeiros objetivos e metas, essa tarefa pode se tornar muito menos árdua e dispendiosa. 

É por isso que se compreender é tão essencial. Quando você entende o que realmente quer, fica muito mais fácil se impor perante os outros e evitar cair em armadilhas criadas pelo seu próprio subconsciente, como abrir exceções na sua alimentação saudável ou adiar um prazo de conclusão de um objetivo pessoal importante por preguiça. 

O exercício do não deve ser constante, com práticas diárias e nos mais diversos ambientes. Pode parecer difícil no começo, mas tenha certeza que essa habilidade é essencial para o seu sucesso pessoal e profissional. 

3. Compreenda suas emoções 

As emoções têm influência significativa na forma como o dia é encarado. É notável a diferença de produtividade quando se está bem humorado em comparação com um dia em que os sentimentos de tristeza, de desânimo ou de frustração prevalecem. 

É claro que nem sempre é possível controlar os agentes externos que desencadeiam esses sentimentos, mas a forma como você reage a cada um deles pode ser até mais importante do que o próprio sentimento em si. 

Aprender a entender e controlar melhor essas emoções têm papel fundamental no desenvolvimento do autoconhecimento. Esse processo perpassa a criação uma inteligência emocional, que envolve reconhecer, avaliar e lidar com seus sentimentos e com os dos outros. 

Saber o que você sente e o porquê é um passo importante para compreender a dinâmica dentro dos ambientes em que você está inserido e das relações profissionais e pessoais com cada pessoa que você se relaciona. 

4. Organize suas prioridades, suas metas e seu tempo 

O tempo é valioso e esse é um fato que não traz questionamentos. Por isso, é imprescindível que o seu tempo seja bem aproveitado em todos os momentos da sua vida, sendo ocupado por aquilo que é mais importante para você. 

Frequentemente, a falta de organização faz com que haja um subaproveitamento das horas do seu dia, que são gastas com coisas supérfluas ou com confusões e burocracias que poderiam ser evitadas. Por isso, elencar suas prioridades e suas metas a curto e a longo prazo é uma estratégia necessária para que seu tempo seja sempre despendido com o que realmente faz sentido para você. 

Uma forma simples e prática de exercitar essa organização é elaborar listas, de preferência físicas e em ordem de prioridade, com as tarefas do dia seguinte. Esse processo permite identificar o que é realmente importante e aumentar sua produtividade diária, já que elimina possíveis fatores de confusão e proporciona a otimização do seu tempo. 

Assim, sobram mais horas para se dedicar à família, às amizades e ao desenvolvimento pessoal e profissional, sem deixar de lado os compromissos e deveres do dia a dia. 

Conclusão 

Sem dúvida, esse processo é extenso, mas nem por isso menos recompensador. Com certeza, compreender melhor a si mesmo é um dos maiores investimentos que você pode fazer. 

Um profissional de destaque sabe exatamente quais são as suas fortalezas e os seus desafios e usa desse conhecimento a seu favor. Ele sempre desenvolve suas habilidades e reforça hábitos e pensamentos positivos, de forma que eles contribuam para o seu crescimento. 

A chave é a prática diária de exercícios de autoconhecimento e a busca constante por formas de se entender e entender o mundo à sua volta. 

Buscar por conteúdos para alavancar seu desenvolvimento pessoal e profissional é essencial e você pode encontrar esse tipo de material em Blogs e sites especializados em desenvolvimento estratégico. 

Aproveite e comece a transformar sua vida profissional e pessoal. 


Artigo produzido pela equipe da Penser.

A Penser te ajuda a transformar sua carreira, sua vida e seus negócios por meio do desenvolvimento estratégico, da definição de objetivos e da identificação de valores e do propósito de cada pessoa e de cada empresa.

Receba nosso conteúdo por email, em primeira mão.

Enviando... Enviando...