Ivory Talent

Carregando...

Receba nosso conteúdo por email, em primeira mão.

Enviando... Enviando...
  • Home »
  • Blog »
  • Banco de talentos: como construir um que realmente funcione

Banco de talentos: como construir um que realmente funcione

Recursos Humanos - por Fernanda Pinheiro em 13/08/2020 - Leia em 8 minutos

rh acessando banco de talentos
Ter um banco de talentos pode reduzir custos de contratação, além de permitir uma reposição mais rápida e fácil de pessoal. Confira o texto e veja estratégias para montar um banco de talentos com sucesso.

Desde que surgiu, os computadores e a digitalização dos processos têm levado a enormes ganhos de produtividade para as empresas. O banco de talentos digitais é um excelente exemplo disso, e está conquistando cada vez mais adeptos dentro dos setores de RH no Brasil e no mundo.

Ter um banco de talentos robusto significa não ter que se preocupar com processos extensos de recrutamento e seleção. Ainda, é uma maneira simples de manter e organizar um estoque rico e exclusivo de mão-de-obra qualificada.

Quer saber mais sobre o assunto e ver dicas para construir o seu próprio banco de talentos com sucesso? Continue lendo e descubra:

O que é um banco de talentos?

Se você trabalha no setor de recursos humanos, certamente já conhece de perto o que é o banco de talentos. O banco de talentos é uma base de dados preenchida com vários perfis de candidatos que estão interessados em trabalhar na sua empresa. 

É um grupo de pessoas capacitadas que estão à procura de um emprego e que tiveram interesse em ter você como potencial empregador.

O banco de talentos é considerado uma ferramenta proativa de recrutamento e seleção (R&S). Recrutadores e gerentes de RH utilizam o banco como reserva de mão-de-obra disponível, interessada e qualificada para preencher certas posições rapidamente assim que for necessário.

Normalmente, os candidatos que se inscrevem nessa base de dados já haviam aplicado para uma vaga em aberto na empresa. Isto é, após se inscreverem para uma posição, aqueles que não foram escolhidos permanecem no banco de dados empregatícios da organização. 

Contudo, existem diversas outras maneiras de atrair talentos ao seu banco. Você pode construir uma página online para receber currículos, por exemplo, ou inserir indicações dos seus próprios colaboradores e de outras empresas parceiras na sua base de dados.

Outra maneira de atrair candidatos é montando uma estrutura de recrutamento inbound. Através da produção de conteúdo de qualidade, como vídeos de tours pelo escritório da empresa e de depoimentos de colaboradores, você fornece material atrativo para que mais candidatos qualificados se interessem e tentem a sorte na sua organização.

Quer ficar por dentro de tudo no mundo de RH? Então se inscreva em nossa newsletter!

Quais são as vantagens de montar um banco?

Construir um banco de talentos é uma estratégia de médio a longo prazo bastante efetiva para preencher posições em uma empresa com talentos de qualidade. Além de ser uma medida relativamente barata de custear, com um banco de talentos você pode contratar pessoal com relativa rapidez e facilidade.

Para entender melhor quais são as vantagens de se montar um banco de talentos, nós criamos uma pequena lista resumida com os principais pontos. Vamos lá?

  1. Não será necessário criar um anúncio de emprego online, o que pode gastar bastante tempo, energia e recursos do setor de RH;
  2. Assim que surgir a necessidade de um novo contrato, você terá acesso imediato a uma lista completa e detalhadas de possíveis opções e alternativas. Em outras palavras, é um jeito simples, barato e eficiente de otimizar o seu processo de recrutamento e seleção;
  3. Ter um banco rico em talentos pode ser um grande diferencial competitivo em qualquer empresa, uma vez que ter bons colaboradores é fundamental para se tornar mais produtivo e competitivo no mercado;
  4. O seu banco de talentos é exclusivo para você. Ou seja, é um ativo adicional para o qual nenhuma outra empresa do mercado, seja uma competidora direta do seu nicho ou não, terá acesso.

Como montar seu banco de talentos com sucesso?

Agora que você já sabe o que é um banco de talento e quais as vantagens de se ter um, vamos mostrar como ser bem sucedido nessa sua empreitada. Confira essas 4 dicas e estratégias para montar um banco de talentos com sucesso.

4 estratégias para montar um banco de talentos

  • Tenha informações detalhadas de cada inscrito

    Seja qual for o caso, para se tomar boas decisões, é fundamental ter acesso a um conjunto diverso e detalhado de informações. Em um processo de recrutamento e seleção, o mesmo se aplica para os profissionais de RH.

    Portanto, é preciso saber coisas como formação acadêmica, aprendizado profissional, competências, experiências anteriores, projetos pessoais, entre outras coisas. 

    Todas essas informações são essenciais para conhecer melhor o perfil técnico dos candidatos e investigar se possuem as qualidades e habilidades necessárias para exercer bem o cargo em questão.

  • Busque conhecer melhor o perfil comportamental dos candidatos

    No processo de R&S, os RHs sempre objetivam encontrar e atrair candidatos que sejam tecnicamente hábeis e capazes de executar bem a função. Mas não basta isso para que uma contratação seja bem feita e consiga impulsionar à empresa a ir além.

    Em outras palavras, é extremamente importante que os escolhidos também possuam perfis adequados à cultura organizacional da empresa. Portanto além de receber os currículos dos candidatos, é de grande importância que o RH busque conhecer mais a fundo cada um deles. 

    Isso pode ser feito por meio de entrevistas com os colaboradores de RH, através de provas técnicas, de linguagens, além de testes de personalidade e aplicativos de gamification.

    Além de evitar possíveis atritos e desilusões, de ambas as partes, garantir isso significa evitar uma taxa ainda maior de turnover no futuro. 

  • Fique atento para não deixar seu banco ficar desatualizado

    O mercado de trabalho é extremamente dinâmico — por vezes, pode até ser dinâmico demais. As pessoas estão sempre mudando de emprego, buscando conhecimento, fazendo novos cursos, aprendendo novas habilidades e competências, etc.

    Ou seja, isso significa que quando um candidato se inscreve em seu banco de talentos, as suas informações podem acabar ficando rapidamente desatualizadas. 

    Por isso, busque sempre priorizar as inscrições mais recentes em seu banco de talentos, uma vez que elas têm uma chance muito maior de estarem atualizados e condizentes com o estado atual do candidato.

    Mas se a maior parte da sua base de dados for antigo ou estiver muito desatualizada, não se preocupe. Você pode fazer, por exemplo, uma campanha de recadastramento no banco de talentos, incentivando velhos e novos inscritos a tentarem a sorte na sua empresa.

  • Mantenha guardado um backup do seu banco

    Problemas relacionados à computadores, bancos de dados e tecnologias em geral podem sempre ocorrer. É normal e toda empresa já passou, ou arrisca passar, por alguma situação similar a essa em algum momento. O mais importante é você estar devidamente precavido para amenizar e atenuar os danos que isso pode ter em sua empresa.

    Então, no caso do banco de talentos, é essencial manter cópias armazenadas em diferentes locais ou servidores. Com isso, caso tenha algum problema na versão original dos dados, você não precisará se preocupar em recriar seu banco do zero. E, seguindo, a dica anterior, tente manter os seus backups atualizados sempre que possível.

Quer ter acesso a um banco especializado em profissionais de TI?

Ao longo do texto, você pôde ver os benefícios de se ter um banco de talentos e conferiu dicas para montar o seu. Mas, em muitos casos, criar uma base robusta de candidatos pode ser mais difícil do que se imagina. 

Isso é ainda mais verdadeiro quando a mão-de-obra requerida é extremamente disputada pelo mercado, como é o caso de profissionais de TI.

No Brasil, a falta de especialistas em TI é enorme. A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) calcula que há uma demanda anual por 70 mil trabalhadores de TI. 

Contudo, o conjunto da universidades brasileiras, públicas e privadas, forma apenas 46 mil profissionais por ano. Portanto, há um déficit de pelo menos 24 mil profissionais por ano.  

Ou seja, são mais de 20 mil cargos que precisam ser preenchidos. e que não o são por não existirem profissionais suficientemente qualificados para exercê-los.

Então, se você faz parte de uma empresa que está no meio de sua transformação digital, ou se possui uma demanda frequente por profissionais de TI, nós temos a solução perfeita para você.

A Ivory Talent é uma especialista em recrutamento e seleção de TI. Nosso objetivo é reunir grandes talentos com grandes equipes e acelerar a transformação digital das empresas brasileiras.

Para isso, nós contamos com um banco de talentos robustocapaz de oferecer uma gama vasta e diversa de opções para as empresas contratarem.

Desta forma, conseguimos atender individualmente às demandas dos empregadores por mão-de-obra qualificada e de acordo com a sua cultura organizacional.

E não se preocupe: no final do processo seletivo, nós apresentamos uma seleção de candidatos, mas quem realiza a escolha final é você. 

Se interessou? Entre em contato conosco e descubra o que a Ivory Talent pode fazer para a sua empresa!

Receba nosso conteúdo por email, em primeira mão.

Enviando... Enviando...