Ivory Talent

Carregando...

Receba nosso conteúdo por email, em primeira mão.

Enviando... Enviando...
  • Home »
  • Blog »
  • Como fazer um anúncio de emprego e atrair os melhores candidatos

Como fazer um anúncio de emprego e atrair os melhores candidatos

Recursos Humanos - por Fernanda Pinheiro em 07/07/2020 - Leia em 11 minutos

como fazer anúncio de emprego rh
Para ter um processo seletivo de sucesso, é preciso antes atrair os candidatos certos para a vaga. Leia o artigo e descubra como fazer um anúncio de emprego capaz de atrair os melhores talentos!

O processo seletivo é a porta de entrada de uma empresa para os profissionais do mercado. É através dele que você definirá os próximos membros e líderes de sua equipe. Mas, para ter certeza de que você conseguirá trazer candidatos adequados ao perfil da vaga, é preciso entender como fazer um anúncio de emprego.

Fazer um bom anúncio de emprego é essencial para atrair os melhores colaboradores disponíveis no mercado de trabalho ao seu processo seletivo. Afinal, se sua vaga não for atraente, ou se eles não souberem da existência dela em primeiro lugar, esse talento certamente encontrará um outro lar.

Por isso, ao fazer o seu anúncio de emprego, você precisa se concentrar em três coisas: identificar as características essenciais que o emprego em questão requer; fazer um anúncio de emprego consistente e atrativo; e divulgar a sua vaga nos canais corretos.

Tudo isso pode parecer um pouco complicado, mas não precisa sê-lo! Vamos abordar em detalhes neste texto os seguintes tópicos:

Continue lendo o artigo e descubra como fazer um anúncio de emprego capaz de se destacar da concorrência e atrair os melhores candidatos do mercado! 

Qual a diferença entre anúncio de emprego e descrição de vaga (job description)?

Um bom primeiro passo para começar a falar sobre como fazer um anúncio de emprego é diferenciá-lo do job description, ou descrição de vaga. Embora sejam parecidos à primeira vista e estejam bastante relacionados, eles possuem propósitos diferentes na prática. 

O job description é uma descrição formal e mais aprofundada da sua vaga. Nela precisam constar, de forma detalhada, quais serão as funções e atividades da posição, que habilidades ela requer, e quaisquer outros detalhes que sejam úteis para explicar a vaga em questão.

Já o anúncio de emprego é, como o seu próprio nome indica, um anúncio que visa atrair talentos para uma vaga. Ou seja, além de informar sobre a posição em si (e é aí que entra o job description), o anúncio deve estimular e engajar os possíveis candidatos, com informações sobre benefícios, remunerações, entre outras coisas.

Portanto, a grande diferença do anúncio de emprego para a descrição de vaga é que o primeiro busca “vender o peixe”. Isto é, é uma peça publicitária que tem como objetivo conquistar os candidatos e incentivá-los a tentar a sorte em sua empresa. 

Para isso, porém, o anúncio precisa utilizar uma linguagem atrativa, adequada a um público alvo, capaz de gerar interesse e cativar os talentos. 

Desta forma, você conseguirá destacar a sua vaga do restante do mercado e persuadir os melhores talentos para sua empresa, um grande diferencial competitivo que pode levá-lo à dianteira na comparação com seus concorrentes diretos.

Como fazer um anúncio de emprego capaz de atrair talentos?

Agora, vamos abordar tudo que você precisa saber para entender como fazer um anúncio de emprego. Vamos lá?

Faça um bom job description

Lembra de quando falamos sobre as diferenças entre o job description e o anúncio de emprego? Pois bem: o job description é como se fosse uma versão mais detalhada e formal do anúncio de emprego. Por isso, ele funciona como uma base para criar o anúncio de vaga. 

É a partir da descrição de vaga que você pode identificar o perfil de candidato que a posição em questão demanda, o público-alvo daquela vaga, bem como o conhecimento técnico que ela deve exigir. 

Portanto, se o job description não for feito de forma adequada, aumentam bastante as chances de atrair candidatos ao processo seletivo com um perfil incompatível com a cultura organizacional da empresa, ou que sejam inadequados para empenhar as atividades que a função exigirá.

Por isso, se você ainda não tem um job description e precisa fazer um anúncio de emprego, não perca tempo: coloque no papel tudo que for necessário para fazer a descrição de vaga, das habilidades técnicas às atribuições do cargo. 

E se precisar de ajuda, você pode conferir nosso guia completo de como fazer um job description de excelência!

Tenha uma comunicação clara com seu público-alvo

Pode parecer pouca coisa, mas falar de uma forma que se conecte com seu público-alvo é uma peça-chave para persuadi-los a se inscrever em seu processo seletivo. 

Fazer uso de uma linguagem adequada é essencial para capturar a atenção e os corações dos possíveis pretendentes, bem como para afastar àqueles que não se encaixam no perfil da vaga em questão. Com isso, você terá um processo seletivo mais enxuto e focalizado, maximizando o tempo disponível para conhecer e avaliar a lista filtrada de candidatos. 

Lembre-se que seu anúncio de emprego é uma peça publicitária: ele precisa, necessariamente, ser cativante e estimulante para os candidatos. Daí a importância de acertar no tom da linguagem e no formato do anúncio de emprego. 

Usar uma boa imagem também é essencial para atrair a atenção dos candidatos, em especial se a vaga em questão exigir um olhar criativo, como é o caso de designers e diretores de arte.

Então, para começar, o seu primeiro passo deve ser definir o público-alvo da vaga. No caso de uma vaga de estágio em TI, por exemplo, o público que você deseja atingir é de certo mais jovem, universitário, bastante ligado às tecnologias e provavelmente sem muita experiência profissional prévia. 

Tendo isso em mente, o seu anúncio pode ter uma linguagem menos formal e buscar enfatizar essas características do público-alvo. Tente mencionar diretamente que não será necessário um currículo extenso e que a vaga é direcionada a pessoas apaixonadas em tecnologia. Desta forma, você alinha as expectativas daqueles que se depararem com o seu anúncio. 

Pessoas que não são apaixonadas por tecnologia ou que possuem uma experiência profissional extensa não terão interesse na vaga, portanto você inicia o processo de filtragem de currículos antes mesmo de iniciar seu processo seletivo.

Divulgue sua vaga nos canais corretos

Uma outra questão de extrema relevância e que está diretamente relacionada à linguagem do anúncio é a escolha dos canais de divulgação. Afinal, de nada adianta ter um excelente anúncio de emprego se o público-alvo da vaga não ficou sabendo dela em primeiro lugar, não é mesmo?

E, assim como a linguagem, para escolher os canais de divulgação corretos você precisa ter antes um público-alvo bem definido. A partir disso, você poderá mapear os melhores caminhos para atingir as pessoas com o perfil da sua vaga.

Voltando ao nosso exemplo da vaga de estágio em TI, se você quer atrair uma grande quantidade de candidatos rapidamente, uma maneira simples e bastante efetiva é divulgar o seu anúncio de emprego em páginas, perfis e portais de notícias de tecnologia. 

O alcance de uma postagem em algumas dessas páginas pode atingir a casa dos milhões, o que pode preencher o seu processo seletivo com inúmeros talentos em um espaço curtíssimo de tempo. 

Além disso, novas vagas de trabalho são um tema de alta relevância para o público desses sites, portanto é um assunto que eles têm em interesse em pautar, tendo em vista que provavelmente vai gerar bastante tráfego para eles. 

Agora, se o seu foco não é volume de candidatos, ou se você não possui uma estrutura capaz de analisar centenas de currículos, o que você quer é um processo seletivo mais enxuto. Para isso, uma forma simples de divulgar o seu anúncio de emprego é utilizar os próprios canais da empresa.

Nesse caso, vale à pena dar uma ênfase especial no LinkedIn. O LinkedIn é a principal rede social para trabalho, então há grandes chances de você encontrar os talentos que procura por lá.

Não deixe de mencionar a cultura organizacional

Ter uma equipe unida é fundamental para evitar conflitos e aumentar a produtividade de todos. Mas, para ter um time coeso de colaboradores, você precisa de membros que se encaixem na cultura organizacional da empresa.

Por isso, na hora de fazer um anúncio de emprego, é muito importante tentar abordar o jeito de ser e de trabalhar da sua organização. Qual é a missão, visão e valores da empresa? O que ela busca de qualidades pessoais em seus colaboradores? Por que alguém deveria trabalhar lá?

Tudo isso é importante para garantir que os candidatos do seu processo seletivo estejam alinhados à cultura organizacional da empresa. Além de fortalecer as suas equipes, isso pode até evitar um aumento de turnover no futuro.

O turnover é extremamente prejudicial para qualquer negócio, visto que leva à desfalques constantes na equipe, diminuindo a sua produtividade, além de impor processos seletivos frequentes, que podem ser bastante custosos.

Inclua, se possível, a remuneração e os benefícios

Por fim, é sempre importante ressaltar os benefícios e a remuneração da vaga em questão na hora de fazer um anúncio de emprego. Afinal, no fim do dia, o salário é essencial para pagar as contas e ter uma vida digna, portanto é natural que seja uma questão relevante aos pretendentes à sua vaga.

Em alguns casos, porém, as empresas evitam mencionar questões relacionadas à remuneração destarte, uma vez que preferem negociar individualmente os salários com os candidatos. 

Isso não é necessariamente um problema, mas se esse for o seu caso, é interessante focar, então, nos benefícios que a vaga pode oferecer, como vale-transporte, vale-alimentação e férias remuneradas, por exemplo.

Todavia, é importante destacar aqui que perfis diferentes vão se interessar por benefícios diferentes, também. Pessoas mais jovens e que estão iniciando carreira agora tem um interesse muito maior em fazer novos cursos e aprender novas habilidades do que pessoas mais experientes no mercado.

Nesse caso, uma maneira eficaz de atrair esses jovens talentos à sua empresa é oferecendo cursos profissionalizantes. Além de fortalecer o currículo dos seus colaboradores, o que terá um impacto positivo permanente na vida profissional deles, eles levarão esse aprendizado ao dia a dia do trabalho, com impactos relevantes para a produtividade deles na sua empresa.

Já para o caso de profissionais mais seniores, um benefício que pode ser bastante atraente é oferecer uma carga horária de trabalho mais flexível, ou que seja part-time home-office. Colaboradores com filhos podem se beneficiar disso para ficar de olho nos filhos em casa sem o auxílio de uma babá, por exemplo, ou para atender à reuniões de pais e professores na escola.

Quais são bons exemplos de anúncio de emprego?

Agora que você já sabe como fazer um anúncio de emprego, vamos abordar alguns exemplos bem-feitos para inspirar você e sua equipe! 

exemplos como fazer um anúncio de emprego
Exemplo 1 – Chilli Beans

Nosso primeiro exemplo foi feito pela Chilli Beans, empresa com um pé firme no mundo da moda. Observando a imagem, salta aos olhos o “procuram-se pimentas”, uma sacada bastante criativa por alguns motivos.

Além de incluir um elemento icônico do logotipo da empresa, que é a pimenta, o texto remete à ideia de ousadia e atitude. Esses são dois valores importantes da cultura Chilli Beans e que eles estão ativamente procurando nos candidatos do processo seletivo.

Desta forma, o anúncio de emprego da Chilli Beans foi efetivo em dois sentidos. Em primeiro lugar, ele está inserindo elementos da cultura organizacional da empresa no anúncio, o que é fundamental para criar uma equipe unida em torno de valores e propósitos afins.

E em segundo lugar, a marca está utilizando uma linguagem adequada para dialogar com seu público-alvo, no caso, pessoas mais jovens e ousadas. Desta forma, o anúncio de emprego consegue cumprir seu objetivo de captar a atenção e atrair os talentos para o processo seletivo da empresa.

exemplo como fazer um anúncio de emprego
Exemplo 2 – MCamara Comunicação

Vamos finalizar com esse segundo exemplo, feito por uma agência de publicidade. Com o título “caça-talentos”, o objetivo do anúncio de emprego era mostrar, na prática, o que seria exigido do novo redator publicitário da empresa.

Nesse sentido, o uso de um caça-palavras é uma maneira bem visual e atrativa de abordar o trabalho do redator, que envolve a escrita criativa. Além disso, o anúncio dá pistas do jeito de trabalhar da agência (divertida, criativa), apontando para o perfil de candidato que eles procuram.

Assim, a gente encerra nosso texto sobre como fazer um anúncio de emprego capaz de atrair os melhores candidatos do mercado. Se você gostou, então vai adorar os outros conteúdos do nosso blog:

Receba nosso conteúdo por email, em primeira mão.

Enviando... Enviando...