Ivory Talent

Carregando...

Receba nosso conteúdo por email, em primeira mão.

Enviando... Enviando...
  • Home »
  • Blog »
  • Como fazer um bom currículo e conseguir a oportunidade ideal

Como fazer um bom currículo e conseguir a oportunidade ideal

Profissional de TI - por Fernanda Pinheiro em 23/07/2020 - Leia em 7 minutos

preenchendo currículo como fazer um bom currículo profissional objetivo currículo
Em um mercado de trabalho tão competitivo, ter um bom currículo é essencial para chegar à fase de entrevistas e conquistar uma vaga. Leia o texto e confira o passo a passo de como fazer um bom currículo profissional!

Fazer o currículo pessoal pode ser sempre um pouco tenso e te deixar cheio de dúvidas e incertezas, seja para quem está há no mercado de trabalho há anos ou para quem está tentando a primeira vaga só agora. E saber como fazer um bom currículo pode ser exatamente o que você precisa para ganhar uma posição competitiva dentro do mercado.

Por isso, neste texto você vai entender tudo que precisa saber sobre como fazer um bom currículo. Continue lendo para entender porque o currículo é tão importante e ver o passo a passo de como caprichar no seu. Vamos lá?

Confira também: 

Por que fazer um bom currículo é importante?

Não é surpresa para ninguém que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Com a pandemia, esse cenário de desemprego em alta e vagas em baixa pode se deteriorar ainda mais.

Logo, investir em seu curriculum vitae, ou CV, só se torna ainda mais importante. Afinal, na grande maioria das vezes, o seu currículo é a primeira impressão que você passa às empresas que estão contratando. 

E, como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica, ainda mais em um processo seletivo, em que as empresas estão filtrando continuamente os candidatos.

O objetivo do currículo é transmitir confiança às empresas e informá-las de suas qualidades técnicas e profissionais. Ao olharem os currículos, os recrutadores pintam um retrato mental de cada candidato, tentando imaginá-los na rotina de trabalho da empresa, lidando com desafios e dilemas, cooperando com as equipes e liderando as tarefas.

Quando o candidato não se esforça em seu currículo, deixando passar despercebido erros de português, por exemplo, há uma ruptura nessa mensagem de confiança. O empregador pode ficar com um pé atrás, o que é mais que o suficiente para deixar o seu nome de lado e dar preferência a um outro candidato que acertou no CV.

Então, agora que você já sabe a importância de fazer um bom currículo, vamos te ensinar como. É só seguir este passo a passo.

Fique à frente do restante do mercado de trabalho: se inscreva na newsletter da Ivory Talent!

Como fazer um bom currículo: passo a passo

Inclua apenas o essencial

Se você nunca fez um currículo antes, ou se faz tempo que não atualiza o seu, é natural surgirem dúvidas sobre como fazer um bom currículo e o que deve estar presente, ou não, no seu CV. 

Pensando nisso, a gente criou esta lista pequena e bem resumida com tudo que não pode faltar no seu currículo. Olha só:

  1. dados pessoais, como email, telefone, nome completo, idade e o que mais for necessário para a vaga em si — em certos casos, por exemplo, pode ser relevante inserir no currículo uma foto 3×4.
  2. formação acadêmica, cursos técnicos e profissionalizantes, sempre incluindo instituição de ensino, data de início e de conclusão;
  3. experiência profissional prévia, indicando o nome das empresas e partindo das mais recentes até as mais antigas;
  4. idiomas adicionais, para muitas vagas, pode ser uma informação relevante, principalmente se você for fluente em inglês e espanhol;

Parece bastante coisa, não é mesmo? Ainda mais se levarmos em consideração que tudo isso deve caber, de preferência, em só uma página — sim, o seu currículo deve tentar, ao máximo, se limitar a apenas uma página ao todo.

Daí a importância de falar apenas do que for relevante e essencial para a vaga em questão — assim, você é capaz de resumir o seu currículo e se ater às informações que o recrutador mais quer saber.

Em outras palavras, falar bem, e em boa medida, é sempre melhor do que falar muito. E, ao colocar o seu currículo em uma só página, você está resumindo a sua história profissional aos pontos mais relevantes para os recrutadores. 

A depender do cargo e da empresa em questão, pode até ser que descrições mais detalhadas sejam necessárias. Neste caso, busque limitar o seu currículo a, no máximo, duas páginas.

Invista no formato

Na hora de avaliar currículos e CVs para uma vaga, um recrutador pode ter que ler dezenas — ou até centenas — de aplicações de candidatos. Mas uma maneira simples de se destacar em meio às pilhas de aplicações é investindo no formato do seu currículo.

A principal coisa que você precisa saber sobre o formato do seu currículo é que as informações precisam estar expostas de maneira clara e direta. Isso é fundamental para conduzir o olhar do recrutador aos pontos que ele mais quer saber sobre você.

É por isso também que o seu currículo deve ser de fácil leitura. E um jeito simples de melhorar a escaneabilidade do seu CV é utilizando um design simples e consistente, tanto na escolha de fontes e seus tamanhos como no espaçamento dos elementos.

À depender da sua área de atuação, o design do seu currículo pode até não parecer algo de tanta relevância na hora de escolher um profissional. Mas a verdade é que acertar na apresentação do seu CV pode ser a diferença entre conseguir uma entrevista de emprego ou não.

Aliás, é até possível que uma pessoa com um currículo bem feito ganhe vantagem sobre uma outra que tenha experiência profissional mais ampla, mas que não soube capitalizar essa vantagem na hora de fazer o currículo. 

Capriche no seu LinkedIn

O LinkedIn desempenha diversas funções no mercado de trabalho hoje, tanto para empregadores quanto para os profissionais. De certa forma, ele é uma versão online do seu “eu” profissional, sendo um espaço disponível para você compartilhar aprendizados, conquistas, desafios e mostrar a sua capacidade profissional. 

Além disso, o próprio LinkedIn se tornou uma boa maneira de conseguir um emprego, permitindo ao usuário informar abertamente quais vagas são de seu interesse e com diversos recrutadores procurando ativamente novos candidatos no na plataforma.

Portanto, é de grande importância que você esteja no LinkedIn e alimente a sua plataforma com informações ricas sobre você e seu conhecimento profissional. 

Mas lembre-se: o LinkedIn é uma rede social, onde o histórico dos usuários é público. 

Não são poucos os casos de profissionais muito bem qualificados que não foram escolhidos em processos seletivos — ou, até, que perderam empregos — devido à publicações inadequadas feitas em redes sociais.

Então, para não fechar portas no mundo dos negócios, é importante manter sempre uma postura profissional e cordial com seus colegas de trabalho e com o mercado de maneira geral, seja no ambiente online ou offline.

E uma dica especial para os profissionais de TI

Se você é um profissional de TI e sempre quis trabalhar em uma big tech, esse é o seu momento: recrutadores da Google, uma das empresas mais cobiçadas por profissionais de TI no mundo inteiro, deram diversas dicas sobre o que eles mais esperam e observam em termos de currículo. 

O vídeo completo está em inglês, mas aqui vai um resumo com as principais dicas da Google para os currículos dos profissionais de TI:

  1. Na hora de pensar o design do currículo, não tente complicar demais e seja consistente no uso dos elementos.
  2. Fontes pretas ou escuras são preferíveis, mas você pode utilizar outras combinações de cores, contanto que não prejudiquem a legibilidade.
  3. Deixe as informações de contato, telefone, email sempre no topo da página.
  4. Busque restringir as informações ao que for mais relevante à função em si.
  5. Dê prioridade a utilizar fundos claros ou em branco.
  6. Procure salvar em formato PDF.

E, para completar com chave de ouro, temos uma proposta exclusiva para profissionais da área de TI: a Ivory Talent está aceitando candidaturas para o nosso banco de talentos!

A Ivory Talent é especialista em recrutamento de TI, unindo grandes talentos com grandes equipes para alavancar a transformação digital das empresas brasileiras. 

Então, quer entrar na disputa e encontrar a sua vaga de emprego perfeita? Cadastre-se na Ivory Talent e comece agora!

Ah, e para saber mais informações sobre o mercado de trabalho em TI, não deixe de assinar a nossa newsletter. É só descer até o final da página e preencher seu email!

Receba nosso conteúdo por email, em primeira mão.

Enviando... Enviando...