Ivory Talent

Carregando...

Receba nosso conteúdo por email, em primeira mão.

Enviando... Enviando...
  • Home »
  • Blog »
  • Endomarketing: o que é e qual a importância para a sua organização

Endomarketing: o que é e qual a importância para a sua organização

Recursos Humanos - por Fernanda Pinheiro em 04/08/2020 - Leia em 9 minutos

gestor empresa comunicação pratica endomarketing evento interno
Transformar os colaboradores em embaixadores da marca: esse é o objetivo do endomarketing, estratégia crescentemente popular nas empresas do Brasil e do mundo. Veja porque o endomarketing é tão importante e como implementá-lo com sucesso!

Se você está ligado no mundo do marketing, certamente já ouviu falar de endomarketing em um momento ou outro. Mas, apesar de ganhar bastante notoriedade nos últimos anos, a estratégia não é de agora — na verdade, podemos identificar traços de sua origem há mais de 100 anos atrás!

Logo após a virada do século XIX, um grande empreendedor chamado Henry Ford fez algo impensável: dobrou o salário dos seus próprios funcionários. O motivo para tal generosidade, segundo ele, era perfeitamente razoável: ele queria fazer das mãos que faziam seus carros as mesmas mãos que iriam dirigi-los.

Quer entender melhor o que tudo isso significa e qual a relação entre o criador da Ford e o endomarketing? Continue lendo o texto e descubra:

O que é endomarketing?

O endomarketing é uma estratégia de comunicação empregada por organizações que visam construir uma reputação com os seus próprios colaboradores.

Isto é, são ações, baseadas em práticas tradicionais de marketing, mas que ao invés de focarem o público consumidor mais amplo, são voltadas para o fortalecimento da imagem da organização internamente.

O objetivo do endomarketing é transformar os funcionários da empresa em verdadeiros “embaixadores da marca”, pessoas que confiam e se encarregam, por conta própria, de divulgar a organização para amigos, familiares e outros potenciais consumidores.

O endomarketing costuma ficar sob a responsabilidade de dois setores: o recursos humanos e o marketing. E, no geral, quanto mais alinhados e coordenados ambos estiverem, mais efetivas serão as iniciativas de endomarketing.

Apesar de algumas semelhanças em termos de definição, existem diferenças significativas entre endomarketing e employer branding, ou marca empregadora. 

Enquanto o objetivo principal do endomarketing é atrair mais clientes através dos seus próprios funcionários, a missão primária do employer branding é atrair e reter talentos do mercado de trabalho. 

Isso significa, também, que o público-alvo do employer branding não são apenas os colaboradores internos, como é o caso do endomarketing, mas também os colaboradores em potencial e a mão-de-obra no mercado de trabalho.

Afinal, qual a diferença entre endomarketing e marketing interno?

Endomarketing é uma junção de dois termos, “endo”, que em grego significa dentro, e marketing. Juntando os sentidos dessas duas palavras, é natural ter certa dificuldade em entender qual seria a diferença entre marketing “para dentro” e marketing interno. Mas ela existe.

O marketing interno, ou comunicação interna, é uma vertente que coloca um viés mais pessoal nas relações entre organização e colaboradores. Isto é, dá uma centralidade maior às comunicações institucionais, à cultura organizacional e às relações cotidianas, que também são essenciais para criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Já o endomarketing estabelece uma relação mais “comercial” entre a organização e seus colaboradores. O objetivo é fidelizá-los e transformá-los em propagadores da marca, alcançando assim mais clientes em potencial e convertendo mais vendas. 

Por que investir na comunicação interna é importante?

O ponto central do endomarketing é que os colaboradores conhecem a empresa como ninguém mais. São eles que vivem de perto os processos internos da organização, e são eles que estão envolvidos diretamente na produção dos seus bens e serviços. 

Portanto, é de se esperar que a visão que os colaboradores têm da empresa esteja baseada em um conhecimento aprofundado da organização e de seu modo de funcionar. E o mais importante, aqui, é entender que esse lugar de fala exclusivo dos colaboradores pode ser uma faca de dois gumes. 

Se a gestão da imagem interna for positiva, é capaz que os funcionários conseguirão convencer outras pessoas a acreditarem na organização também. Entretanto, se nem mesmo as pessoas que trabalham diretamente com a organização confiam nela, por que alguém deveria confiar? 

Daí a importância do endomarketing: é uma ferramenta que os times de RH e Marketing podem utilizar para fortalecer os laços internos com os seus colaboradores, fazendo com que eles confiem na organização e estejam dispostas a defendê-la fora do horário de trabalho, também.

Confira também: O que é recrutamento, como fazer e quais suas vantagens e desvantagens.

Quais são seus principais benefícios?

Entre os diversos benefícios que implementar o endomarketing pode trazer para sua organização, os principais são:

  1. Melhora o clima organizacional

O trabalho é uma das principais esferas da nossa vida pessoal. As nossas relações de trabalho podem virar amizades para toda a vida. Por isso, se sentir bem acolhido em nosso ambiente de trabalho é essencial para melhorar o nosso bem-estar, e isso por sua vez nos incentiva, também, a sermos mais solidários e atenciosos com aqueles que compartilham tanto tempo conosco durante o dia a dia de trabalho. 

  1. Agrega valor à marca

Você já deve ter visto alguns rankings que são produzidos anualmente apontando as melhores empresas do mundo para se trabalhar. É importante entender que, ao ter seu nome vinculado a esses valores, as empresas acabam se tornando mais interessantes tanto para os profissionais do mercado de trabalho quanto para o mercado consumidor. 

  1. Aumenta a produtividade

Como é de se imaginar, investir na relação com seus próprios colaboradores pode render frutos incríveis. Entre eles, é importantíssimo destacar os possíveis aumentos na produtividade durante a rotina de trabalho. Isso porque boa parte da nossa produtividade está vinculada à nossa satisfação e o nosso orgulho de trabalhar em exercer determinado cargo. Afinal, quem não gosta de se sentir valorizado? 

  1. Ajuda a reter talentos

Além de se dedicarem mais ao trabalho, os colaboradores também se sentem mais motivados para continuar trabalhando na sua organização. Isso significa uma menor taxa de turnover, menores custos relacionados à processos seletivos e, mais importante de tudo, que a experiência adquirida dos colaboradores e a memória coletiva da empresa continuarão presentes e fomentando a inovação.

5 dicas para aplicar o endomarketing

Agora que você entende o que é endomarketing, quais os seus benefícios e porque ele é tão importante, vamos ao que interessa. Afinal, como aplicar o endomarketing com eficiência em uma organização? Confira essas 5 dicas e descubra!

  1. Conduza pesquisas internas de opinião

Nessa era da transformação digital em que vivemos, é impossível ter um norte sem o auxílio de dados e informações de qualidade, inclusive no RH. Por isso, para saber como melhorar a sua relação e a sua imagem com o público da sua empresa, o primeiro passo é colher feedback.

Conduzir pesquisas de opinião com os seus colaboradores, sejam elas de natureza quantitativa ou qualitativa, é essencial para entender o que está funcionando e o que não está. Ver quais ações e atitudes precisam mudar, quais precisam ser reforçadas e quais precisam ser interrompidas.

A partir disso, você terá uma boa ideia das dores em questão e quais as melhores maneiras de remediá-las.

  1. Seja honesto e transparente no seu diálogo

Construir qualquer relação de confiança ou criar reputação exige sempre honestidade, transparência e compromisso com o que diz. Isso significa que saber dialogar, o que muita vezes implica escutar mais do que falar, pode trazer resultados surpreendentes para qualquer empresa.

E, ao contrário de algumas outras ações de endomarketing, se comunicar de forma mais aberta e transparente não custa caro. Pelo contrário, pode até acabar reduzindo custos no longo prazo, se considerar que pode evitar conflitos e diminuir turnover.

  1. Invista em capacitação profissional

Uma boa dica para se aproximar dos funcionários e, ao mesmo tempo, melhorar a capacidade de trabalho deles é investindo em capacitação profissional. 

Capacitar os seus funcionários profissionalmente é uma forma de melhorar o leque de habilidades deles permanentemente. Ao fazer um curso profissionalizante ou participar de um seminário, congresso ou evento importante do ramo de atuação, o profissional ganha projeção no mercado de trabalho. 

Assim, além de reforçar a sua relação com ele, ao investir na capacitação você torna seu colaborador um profissional melhor. Com isso, a expectativa é que ele seja ainda mais produtivo — e fiel —à sua organização. 

  1. Busque promover eventos internos

Criar eventos e datas comemorativas especiais à empresa pode ser uma ideia melhor do que se imagina. Isso porque ter um momento único para dialogar, discutir ideias e conhecer melhor os companheiros de trabalho é uma excelente maneira de incentivar o team building, compartilhar conhecimento e aprofundar as relações de amizade.

Em outras palavras, os eventos internos podem atuar como um catalisador para a coesão da sua equipe. Portanto, ao invés de pensar neles apenas como gastos, busque transformá-los em experiência ricas e faça disso um investimento produtivo. 

  1. Crie e fortaleça seus canais de comunicação interna

Por fim, ter um bom canal de comunicação direta com seus colaboradores é uma maneira simples e eficiente de ficar mais próximo deles. Em tempos de distanciamento social, ter uma canal de comunicação rápido e eficiente se tornou ainda mais imprescindível para acelerar o home-office e tornar o trabalho mais produtivo.

No tradicional e-mail, você pode criar uma newsletter interna com as principais informações e eventos do trimestre, por exemplo. E não se esqueça de criar canais de troca de informações rápida, como grupos em aplicativos de mensagens. 

E, com isso, a gente encerra o nosso texto de hoje aqui no blog da Ivory Talent. Para saber ainda mais sobre endomarketing e tudo mais que for relevante no mundo de RH, não deixe de descer até o final da página e se inscrever em nossa newsletter!

Receba nosso conteúdo por email, em primeira mão.

Enviando... Enviando...