Ivory Talent

Carregando...

Receba nosso conteúdo por email, em primeira mão.

Enviando... Enviando...
  • Home »
  • Blog »
  • Job description: como criar e atrair os melhores candidatos

Job description: como criar e atrair os melhores candidatos

Recursos Humanos - por Fernanda Pinheiro em 12/06/2020 - Leia em 7 minutos

Um bom quadro de colaboradores é essencial para se manter um passo à frente dos seus competidores, e o job description é um dos fatores mais relevantes para trazer grandes talentos para sua empresa.
Um bom quadro de colaboradores é essencial para se manter um passo à frente dos seus competidores, e o job description é um dos fatores mais relevantes para trazer grandes talentos para sua empresa.

Uma hora ou outra, toda organização terá que fazer novas contratações – e fazer um bom job description pode ser a diferença entre atrair ou não um grande talento para sua equipe. 

Se você precisa escrever um job description, ou se deseja entender melhor porque ele é tão importante para garantir os melhores candidatos ao seu processo seletivo, então esse texto é para você. Continue com a gente e descubra como atrair os melhores colaboradores disponíveis no mercado para a sua equipe!

Confira também: Team Building: o que é e qual sua importância para construir equipes coesas

Por que a descrição de vaga é tão importante?

A descrição de vaga, ou job description, costuma ser o primeiro ponto de contato entre a massa de trabalho e as empresas. Isso significa que ela é responsável por boa partes das primeiras impressões que os talentos do mercado têm sobre sua organização. E como diz o ditado, a “primeira impressão é a que fica”.

Mas não é incomum encontrar empresas que fazem pouco caso de seus processos seletivos. Muitas empresas acreditam que existe um oceano infinito de talentos disponíveis no mercado e procurando por um emprego. Por isso, acabam oferecendo vagas menos atraentes do que a média do mercado ou não se esforçam o suficiente para criar um job description atrativo.

Entretanto, isso é um erro grave e que não pode ser cometido por nenhum setor de RH! O quadro de colaboradores é responsável por boa parte do sucesso de uma empresa e sua importância nunca deve ser desprezada. Ganhar má fama no mercado de trabalho pode ser inclusive fatal para o futuro de uma organização.

Portanto, ao realizar a descrição de vaga, você tem que ter em mente essas três coisas:

  1. O job description é o primeiro contato da sua empresa com os talentos do mercado.
  1. Não existe uma quantidade infinita de bons colaboradores, e sua empresa enfrentará forte concorrência para atrair os melhores deles.
  1. Nenhuma empresa consegue crescer muito sem ter um bom quadro de funcionários.

Quais são os principais erros na hora de fazer o job description?

Existem diversos erros que as empresas cometem na hora de escrever o job description. Aliás, não é difícil encontrar nas redes sociais pessoas compartilhando uma descrição de vaga ruim ou mal escrita, inclusive em tom de denúncia. À depender do caso, um anúncio de vaga ruim pode até causar danos permanentes à imagem da sua empresa!

job description ruim exemplo de anúncio de vaga
Exemplo de job description mal escrito. A descrição de vaga está muito rasa, deixando de lado informações essenciais para que o candidato avalie se a vaga é de seu interesse. Além disso, os requisitos listados para a vaga são pouco objetivos.

Um dos erros mais básicos e comuns em job descriptions é deixar de colocar as responsabilidades e deveres que a vaga em questão exige. Desta forma, você não consegue filtrar bem os candidatos, nem oferece os insumos necessários para eles identificarem se têm interesse ou não na sua vaga. 

Por isso é sempre importante escrever em detalhes como será o dia a dia das pessoas, qual o horário de trabalho, se será home-office ou presencial, qual a localização da empresa e qualquer outra informação que seja útil para os pretendentes – nessas horas, é melhor pecar por excesso! 

Outro erro bastante comum é deixar de listar as habilidades necessárias para empenhar o trabalho de forma adequada e satisfatória. Se você está querendo contratar um novo programador, por exemplo, é essencial especificar quais as linguagens de programação que serão exigidas dele no trabalho. 

Além de também auxiliar na filtragem, uma listagem adequada das habilidades garante que os interessados pela vaga estejam aptos, de fato, a exercê-la, economizando tempo e energia de todos envolvidos. Mas não adianta listar mais habilidades do que o necessário – algo que pode, inclusive, gerar um efeito rebote e afastar bons talentos! 

Uma boa dica na hora de listar as habilidades é elencá-las da mais essencial para a menos essencial. Você pode separar, por exemplo, entre habilidades requeridas e habilidades desejáveis. Assim, se o candidato tem bastante experiência com as principais competências, mas não tanta com as menos fundamentais, você não “fecha a porta” para um possível talento.

O que não pode faltar na hora de escrever o job description?

Para que você não se esqueça de nada na hora de escrever seu job description, nós criamos uma listinha com os 5 itens mais essenciais em uma descrição de vaga. Confira!

  1. Público-alvo

Antes mesmo de começar a escrever, defina quem é o público-alvo desse job. Com isso, você terá uma ideia melhor de qual a linguagem ideal para a descrição, onde você deverá divulgar o anuncio de vaga e o que é necessário incluir no corpo do job description.

  1. Cultura organizacional

Toda empresa tem sua própria cultura e é essencial que isso transpareça na descrição. Não é necessário se estender muito, mas falar um pouco sobre o modo de trabalhar da empresa pode ser um grande diferencial para atrair bons candidatos. Se a cultura organizacional for mais jovem, por exemplo, o seu job description deve refletir isso, até para que você consiga atrair o perfil de candidato mais adequado à empresa. 

  1. Ramo de atuação da empresa

Mesmo que a vaga em questão não esteja diretamente relacionada ao ramo de atuação da empresa, vale a pena explicar um pouco sobre isso. Isso pode economizar tempo depois na hora da entrevista, pois os candidatos já terão uma noção do core business da organização. 

É, inclusive, uma maneira de separar o “joio do trigo”. Afinal, se na hora da entrevista o candidato não souber o ramo de atuação da empresa, mesmo essa informação estando descrita no anúncio de vaga, é possível inferir que ele não está tão interessado ou não se dedicou o suficiente para o processo seletivo.

  1. Requisitos e responsabilidades do cargo

Elencar as principais responsabilidades do cargo e as atividades que o candidato deverá exercer é um dos pontos mais importantes do job description, então vale aqui um destaque. Se possível, tente abordar também o que será esperado dele em termos de comportamento dentro da empresa.

  1. Remuneração e benefícios

Por fim, não deixe de descrever a remuneração da vaga e os benefícios que ela dá direito, como vale transporte e vale alimentação. Muitos candidatos filtram as vagas por remuneração, então é um ponto importante para incluir sempre que possível.

Contudo, nem sempre será possível abordar isso no job description, pois algumas empresas preferem que a negociação salarial seja mediada individualmente. Neste caso, tente abordar o máximo que puder sobre os benefícios e deixar claro no job description que a remuneração será negociada diretamente com o candidato.

Como conquistar os melhores profissionais de TI do mercado?

Como você pôde ver, é preciso levar em consideração inúmeros fatores na hora de tentar atrair novos talentos no mercado. Por isso, se sua empresa está precisando de novos colaboradores na área de TI, saiba que seu processo seletivo pode ser muito mais fácil e efetivo do que imagina.

A Ivory Talent é uma empresa especialista em contratação e recrutamento de profissionais de TI, e já auxiliou diversas empresas a realizarem seu processo de transformação digital.

Todo o nosso processo seletivo é feito de forma personalizada às suas necessidades, levando em consideração os aspectos culturais da sua empresa e as características técnicas da vaga que busca preencher.

E o melhor de tudo? Você não precisa se preocupar em identificar os melhores talentos de TI no mercado e ainda mantém total controle sobre a alocação de novos membros para sua equipe.

Quer entender melhor o que a Ivory Talent pode fazer por você? Clique aqui e fale com a gente!

Receba nosso conteúdo por email, em primeira mão.

Enviando... Enviando...