Logo Ivory Talent

Os desafios de contratar profissionais de tecnologia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Se você é líder de uma equipe, gestor, dono de uma empresa ou trabalha no RH, certamente, já teve ou tem dificuldades em contratar profissionais de TI. Com o avanço e evolução constante da tecnologia, os desafios desse tipo de contratação só aumentam. Apesar do desemprego estar em alta em nosso país, a procura  por esses profissionais tem sido maior do que a oferta. 

A busca por pessoas capacitadas cresce junto às tendências tecnológicas, às linguagens, demandas de programação e ao investimento das empresas em transformação digital e inovação. 

Outro grande desafio é aprimorar a força de trabalho já existente, capacitando os profissionais contratados, e investir em uma próxima geração de talentos da tecnologia que estão por vir. 

Vamos entender ainda mais esses desafios e pensar em soluções para esse obstáculo no ramo da tecnologia. Acompanhe!

Salários, investimentos e ambiente de trabalho

Não dá para reter um profissional qualificado se o salário não for compatível com a vaga ou ele encontrar um lugar que cubra a sua oferta. Dentro do seu orçamento, pense no melhor que pode oferecer, tanto em remuneração quanto em investimento em crescimento, qualificações, cursos e treinamentos.

Implemente programas e ações de escuta, de compartilhamento ou o que mais combinar com o seu negócio. Quando o profissional se sente acolhido, a tendência a permanecer é ainda maior. E não se esqueça de criar a cultura do feedback, prática essencial para aprimorar a atuação em todas as áreas. 

Qualificação profissional

Como vimos, a demanda está crescendo mais que o número de candidatos. Até 2024, o Brasil vai acumular déficit de 260 mil vagas não preenchidas na área, de acordo com dados da Brasscom. Isso porque os profissionais de TI não estão qualificados o suficiente para acompanharem o mercado ou não possuem  experiência profissional, na maioria das vezes colocada como indispensável. 

Para passar por esse desafio, trouxemos algumas dicas. Em primeiro lugar, não pense apenas na formação acadêmica. Ela é muito importante, mas nem sempre determinante. Abra um pouco o leque para conhecer aqueles que têm cursos profissionalizantes e técnicos. Assim, você pode contratar um excelente profissional e desenvolver as habilidades dele com treinamentos internos específicos para a sua empresa. 

Outra alternativa é procurar pelos chamados “candidatos passivos”, aqueles profissionais que não estão procurando emprego ativamente, mas, possivelmente, aceitariam outra proposta de emprego. Vale também investir cada vez mais no employer branding. 

Demora no recrutamento

Outro grande desafio é acelerar o processo de recrutamento, já que a demora faz os candidatos desistirem de etapas, testes, entrevistas etc. Como a procura por esses profissionais está em alta, ele pode encontrar outra empresa com o processo mais rápido. 

Destacar-se no mercado

Quando a sua empresa não oferece um salário compatível com a vaga, bons benefícios e não tem uma cultura organizacional forte para atrair profissionais qualificados, você vai encontrar mais um desafio. 

Para atrair candidatos ideais, o negócio deve se destacar em relação a outros do ramo. Para isso, você precisa construir, junto a todos do time, uma boa reputação. Busque referências, opiniões, críticas e sugestões dos colaboradores para entender o que precisa melhorar. Pense também em um salário competitivo e jornadas flexíveis. 

Como podemos te ajudar?

Aqui na Ivory Talent, recrutamos, selecionamos e alocamos talentos. Temos soluções rápidas para diferentes demandas. Por isso, se você precisa de desenvolvedores, designers, arquitetos de softwares e outros profissionais de tecnologia, fale  com a gente que te ajudamos.

Afinal, somos especialistas em contratar! 

Fale com um consultor