Logo Ivory Talent

A tecnologia apoiando o recrutamento

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O recrutamento pode ser mais ágil, econômico e ter resultados mais positivos quando aliado ao uso da tecnologia

Sim, a transformação digital é o assunto do momento para os negócios que querem seguir as tendências em tecnologia. Cada vez mais, as empresas estão em busca de soluções tecnológicas tanto para integrar processos e equipe quanto resolver problemas, desafios, estabelecer metas e formas ágeis de trabalho. Isso inclui o processo de contratação de pessoas. 

Logo, até o RH está utilizando a tecnologia para recrutar e selecionar colaboradores. A tendência chegou com tudo, principalmente nos últimos anos, com a presença da pandemia. As empresas aceleraram o processo de digitalização e encontraram na tecnologia uma grande aliada para recrutar profissionais qualificados de várias partes do mundo para compor suas equipes. 

Mas você deve estar se perguntando, como é que o meu recrutamento vai ficar mais produtivo e otimizado com a tecnologia? Como colocar isso em prática de fato? Para começar, uma das grandes vantagens do RH digital é que os recursos tecnológicos fornecem uma base de dados muito mais consistente sobre os candidatos e facilitam a sua análise.

 

Recursos para otimizar a produtividade no recrutamento

Até pouco tempo atrás, fazer entrevista por vídeo era um tabu, mas, hoje, já é uma realidade sólida e, muitas vezes, indispensável. Só para exemplificar, 7% das empresas mantiveram ou aumentaram os investimentos com transformação digital nos últimos dois anos, de acordo com estudo da empresa de tecnologia IFS

Isso mostra que as estratégias de recrutamento estão cada vez mais digitais e continuarão acompanhando as tendências para seguirem produtivas, ágeis e eficazes. O que pode ajudar nesse processo são algumas ferramentas.

 

Divulgação multiplataforma

É muito cansativo ter que postar a mesma vaga em várias plataformas de R&S para divulgar as informações, não é? Saiba que existem canais específicos para difundir oportunidades que você publica em apenas um lugar. Assim, amplia-se a divulgação, mas mantém o processo centralizado no mesmo lugar. 

 

Plataformas de R&S

O que são exatamente as plataformas de R&S? Trata-se de uma ferramenta de recrutamento integrada, na qual os recrutadores têm a possibilidade de revisar currículos e formulários, identificar e conhecer mais a fundo os requisitos, quais candidatos atendem a eles e várias outras análises sem alterar a plataforma. Esse recurso economiza tempo e ainda diminui a distração, agilizando o processo de contratação. 

Além de ser uma boa opção de tecnologia aliada ao setor de RH, é também uma tendência que vai se aprimorar cada vez mais, fazendo uso de inteligência artificial, porém humanizando o processo. 

 

Entrevistas por vídeo

Já instaurado e eficaz, esse é um recurso que veio para ficar. Claro que a videoentrevista não traz a experiência do corpo a corpo, conhecer o candidato pessoalmente e o seu jeito completamente. Mas em tempos de home office e trabalho remoto, é uma excelente alternativa e uma aliada do recrutamento. 

Ainda, vale destacar que o recurso ampliou a diversidade de candidatos, já que uma empresa de São Paulo, por exemplo, pode contratar um profissional do Amazonas ou de qualquer outro lugar do Brasil e do mundo. 

 

Recomendação inteligente de  candidatos

Hoje, recursos de análise de dados para recrutamento de pessoas estão cada vez mais aprimorados. As empresas estão implementando e usando algoritmos com diferentes critérios de seleção para conseguirem avaliar personalidades e qualificação. 

Para tanto, existem ferramentas capazes de descobrir onde estão e quem são os profissionais ideais para cada negócio. Essas informações chegam em minutos, otimizando e tornando mais prático o trabalho do RH. Tudo isso sem perder a qualidade do recrutamento. 

 

Benefícios da tecnologia apoiando o recrutamento

Já falamos sobre a otimização do tempo e mais eficiência quando se utiliza a tecnologia no processo de recrutamento. Mas, além disso, outros benefícios também estão incluídos. Um deles é a redução de custos. Uma vez que, com um único investimento em um software de RH, por exemplo, é possível realizar diversas tarefas sem precisar investir em novas demandas. Ao contrário do sistema tradicional, que a cada processo seletivo requer investimento. 

Outro destaque é a unificação de processos, pois é possível gerenciar o passo a passo do recrutamento em um só ou poucos lugares. As etapas ficam mais claras e estruturadas e a empresa tem mais controle de quais profissionais precisa. 

 

O que fazer para ter um RH digital de sucesso

A transformação digital não vem da noite para o dia, então, é importante ir aos poucos. Aqui vão algumas dicas:

– Trace uma meta: antes de transformar completamente o RH e colocar tecnologias no seu processo, estabeleça uma meta que faça sentido do ponto de vista da empresa. A meta é resolver um problema que os funcionários já identificaram? Quer envolver outros setores do negócio no processo seletivo? Qual o seu objetivo?

– Conte com todos nessa missão: mudanças na área de RH impactam todo o negócio. Sendo assim, envolva os funcionários e lideranças, incentive o engajamento para obter sucesso. Comece pelo simples: observe e analise as áreas que precisam de apoio da tecnologia, como pré-seleção, fase de recrutamento, aprendizagem, gestão de folha de pagamento etc.

– Avalie o que funciona e o que não funciona: a análise de desempenho é fundamental para entender o caminho que o RH está traçando. Sendo assim, avalie criticamente o que tem funcionado e o que tem dado errado para aprender com os erros e acertos. 

Acima de tudo, é importante pensar na cultura. Todos precisam estar com a mentalidade voltada para a transformação digital e sobre como a tecnologia pode apoiar os processos do RH. O resultado pode ser muito positivo, afinal, o mercado tem exigido cada vez mais a digitalização de processos e a aquisição de tendências. 

 

Fale com um consultor